Notícias

Faça você mesmo: Higienização de ar condicionado automotivo

10 de dezembro de 2016



O Guia Auto traz dicas de como realizar a sua higienização de ar condicionado automotivo em casa.

Fonte: https://guiaauto.bemmaisseguro.com/higienizacao-de-ar-condicionado-automotivo/

Com temperaturas que chegam a mais de 30 graus no verão, o ar condicionado é um dos itens favoritos e essenciais para quem está comprando um carro. O conforto proporcionado vai além da refrigeração: como o vidro deve ficar fechado para o efeito ser potencializado, as pessoas se sentem mais seguras dentro do veículo, principalmente quando precisam passar por locais considerados perigosos, e também não precisam ficar inalando fumaça de caminhões e a poluição da cidade, que podem causar danos respiratórios. Além disso, o sistema ajuda a manter os vidros desembaçados nos dias muito frios ou na chuva, conforme comentamos na reportagem da semana passada:

Dirigir na chuva requer cuidados especiais!

Com a capacidade de controlar a temperatura, a ventilação, a umidade e a qualidade do ar dentro do seu carro, o ar condicionado funciona de uma forma bastante complexa, e envolve a pressurização de um fluido (o R134-a), uma troca térmica no condensador, um filtro que segura as impurezas e absorve a umidade do ar e uma válvula que diminui a pressão e aumenta a temperatura, tudo isso antes de chegar ao evaporador, onde entra nos dutos de ventilação, até chegar refrescante para aliviar o motorista.  Quer dizer… se tudo estiver em perfeito estado de funcionamento!treatment

Se o sistema não for bem cuidado, ele pode causar uma série de prejuízos para o veículo, para o seu bolso e, inclusive, para você motorista que adora um arzinho enquanto dirige. A boa notícia (e a mais barata) é que você mesmo pode realizar sua higienização de ar condicionado automotivo, ao invés de desembolsar cerca de R$ 100 para fazer a limpeza periódica do sistema.

O AIR TREATMENT CLEAR é um produto em aerosol que foi desenvolvido para a limpeza no sistema de ar condicionado e você mesmo pode aplicá-lo!

O produto foi desenvolvido para ser utilizado no interior de automóveis, ônibus, caminhões ou qualquer outro ambiente que necessite de limpeza.

VEJA O PASSO – A – PASSO:

Mantenha o veículo fechado durante o procedimento. Antes de aplicar, também é importante ler, com atenção, o rótulo do produto devido o mesmo ser altamente inflamável.

Após a aplicação secar as partes umedecidas como carpete, partes internas (painel), bancos e etc.

Para uma perfeita limpeza e total garantia do produto, antes da aplicação é necessário a substituição do filtro de cabine, que também é simples de fazer:

1º – Consulte o manual do fabricante do seu automóvel para descobrir onde fica localizado o filtro do ar condicionado. Geralmente, é necessário retirar parte do painel, pois ele fica dentro da cabine. Na hora de desmontar as peças, tome cuidado para não danificá-las, pois pode prejudicar a montagem ou a aparência do seu carro.

Em modelos de carros antigos, anteriores ao ano de 1987, provavelmente você não encontrará este componente. Isso porque o filtro do ar condicionado foi inventado nesse ano, com o objetivo de proteger os motoristas alérgicos ao pólen. Se você quiser incluir o filtro no seu veículo anterior a este ano, a instalação pode ser adaptada em serviços profissionais.

O filtro, quando está intacto, tem a cor branca. Se você notar que o filtro de ar que retirou está muito acinzentado e coberto de pó, quer dizer que a troca deve mesmo ser realizada. Se ele apresentar pequenas manchas, mesmo com a maior parte limpa, isso pode indicar a presença de bactérias. É muito fácil encaixar o novo filtro, mas, mais uma vez, verifique as especificações do fabricante para não causar danos.